quarta-feira, 29 de abril de 2009

O jogo no tabuleiro - Simone Saueressig

Já há algumas semanas que a escritora gaúcha Simone Saueressig vem publicando periodicamente os capítulos de seu romance O jogo no tabuleiro, uma história de alta fantasia que consegue, de forma criativa e supreendente, trazer um gênero iminentemente anglo-americano para o dia-a-dia brasileiro, sem parecer forçado.
A história conta o que acontece a um grupo de jovens amigos, moradores de uma cidade pequena, quando um deles desaparece misteriosamente depois de participar de um novo tipo de jogo. Dias depois, a turma traumatizada recebe a visita de um personagem desconhecido que lhes traz um recado do amigo desaparecido, pedindo ajuda e dando um endereço. Sem avisar ninguém, os jovens deslocam-se até o local que é apenas uma casa onde uma senhora simpática mantém um espaço lúdico com um jogo de tabuleiro que ela mesma construiu. Ao aceitarem experimentá-lo eles finalmente descobrem o que aconteceu com o colega desaparecido e vai ser muito difícil fazer o caminho de volta.
Simone é uma autora experiente, com diversos títulos de fantasia publicados por editoras importantes, como O palácio de Ifê (L&PM, 1989), A fortaleza de cristal (L&PM, 1993), A máquina fantabulástica (Scipione, 1997) e Receita para um dragão (Scipione, 1999), livros comercialmente identificados como infanto-juvenis e recomendados como leitura paradidática. Porém, Simone vai além da maioria dos autores dessa espécie de textos. Todos os seus romances têm níveis mais profundos de interpretação e satisfazem totalmente aos leitores mais exigentes.
A autora investiu todo o seu potencial autoral em O jogo no tabuleiro, de longe seu romance mais volumoso, por isso mesmo, difícil de ser publicado comercialmente. Depois de anos buscando por uma editora, Simone resolveu publicá-lo ela mesma, gratuitamente, em seu site Porteira da fantasia, através do qual já havia distribuído, em 2008, o romance O pitbull é manso mas o dono dele já mordeu uns quantos.
Ela dividiu O jogo no tabuleiro em três volumes e vem distribuindo os capítulos em doses homeopáticas desde fevereiro de 2009. O primeiro volume, O afilhado das fadas, já está completo, e o teaser do segundo volume, A falcoeira, está disponível aqui.
Quem gosta de fantasia vai se deliciar com este romance. E mesmo para quem não sabe se gosta, vale a pena arriscar, tenho certeza que ninguém vai se arrepender da iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário