quarta-feira, 8 de julho de 2009

Novos fanzines de horror


Dois zines chegaram nesta semana encurtada pelo feriado da Revolução Constitucionalista.
A nova edição do Juvenatrix, número 117, comemora 8 anos do site Boca do Inferno, com muita divulgação de eventos e lançamentos ligados a FC, fantasia e horror. Registra as mortes dos atores David Carradine, Del Monroe e Farrah Fawcett, traz contos de Domenium, Rita Maria Felix da Silva e Dimitri Kozma, e muitos artigos sobre cinema de horror assinados pelo editor Renato Rosatti, Marcello Simão Branco, João Pires Neto e Matheus Ferraz. Pelo jeito, o editor decidiu ignorar a morte do cantor Michael Jackson que, por menos que interesse aos fãs de horror, tem o mérito de ter gravado o mais importante videoclipe do gênero, Thriller, dirigido pelo divertido John Landis, e merecia pelo menos uma notinha.
O fanzine é distribuído gratuitamente em arquivo pdf, mas precisa ser solicitado ao editor no e-mail renatorosatti@yahoo.com.br.
Flores do Lado de Cima é outro fanzine dedicado ao horror, gênero cujos fãs mais aproveitam o ambiente virtual neste momento. Sua edição 8, que pode ser baixada aqui, traz entrevista com o escritor Marcelo Amado, que teve contos publicados nas antologias Necrópole e Paradigmas, e mostra um de seus trabalhos na edição, um artigo sobre o fotógrafo tcheco Jan Saudek, textos poéticos assinados por Mensageiro Obscuro, Emilia Ract, Seth Blackfire e Carlos Costa, e muita divulgação de publicações e bandas. Mas o ponto alto da edição é a programação completa do I SP Terror, festival de cinema de horror que aconteceu entre 25 de junho e 02 de julho em São Paulo. Até agora eu não havia visto um material tão detalhado sobre o evento, com dados minuciosos e fotos de cada película exibida no festival. Algumas pérolas parecem muito interessantes, como o filme francês Eden Log, o chileno Os descendentes, o norte-americano Strange Girls, o canadense Yesterday, o espanhol Os aparecidos e o brasileiro O fim da picada. Certamente muitos deles nunca mais serão vistos por aqui depois dessa mostra que, se tiver continuidade, tende a ser um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário