sexta-feira, 24 de julho de 2009

Tempo das caçadoras


Há alguns anos que os fanzines brasileiros de FC&F vêm heroicamente resistindo ao avanço do Nada, aquela sombra de esquecimento que insiste em destruir os sonhos, como vimos em História sem fim, do excelente fantasista alemão Michael Ende. Aos poucos, a febre dos zines que assolou o final do século, vai esmorecendo e hoje são realmente poucos os que insistem em produzir suas revistinhas e batalhar por um lugar ao sol. Mesmo a internet parece já ter arrefecido e boa parte dos zines eletrônicos também estão sendo engolidos pelo Nada.
Mas os editores do Scarium Megazine não deixam a peteca cair e nas últimas semanas demonstraram que, ao contrario da tendência, estão reaquecendo as turbinas para mais um salto quântico.
Há poucos dias divulguei aqui o lançamento do volume 3 da Coleção Scarium Fantástica, a novela de FC O que o olho vê, de Carlos Orsi. E poucos dias depois, a Scarium distribui o volume 4 da Coleção, Tempo das caçadoras, de Miguel Carqueija. Trata-se da sequência da novela O Fantasma do Apito, publicada na mesma coleção em seu número 2, uma aventura de fantasia num universo alternativo que o autor batizou de Liga Mundial, no qual não aconteceu a revolução industrial e as pessoas da atualidade vivem numa espécie de era vitoriana prolongada. Ainda que a premissa seja difícil de engolir, as histórias são leves e movimentadas.
Neste volume, composto pelas noveletas "O clube da Luluzinha" e "O olho mortal", as jovens estudantes Carol, Fátima e Andréia, apresentadas em O fantasma do apito, acompanham a policial Irina, que secretamente defende os interesse da Liga Mundial - uma organização secreta que conduz os destinos da civilização - na caçada ao excêntrico Conde Bruxelas, psicopata que tanto trabalho deu na aventura de estréia.
Desta vez, porém, as caçadoras saem do ambiente fechado do colégio e deslocam-se por estradas, vilas e cidades, descortinando um panorama algo mais amplo desse universo improvável, no qual o Brasil tem um aspecto quase medieval.
Os contos revelam que, embora o Conde Bruxelas seja de fato um louco furioso, talvez a Liga Mundial também não tenha a melhor das intenções visto que sua atuação subterrânea tem mantido a civilização num estado de subdesenvolvimento e pobreza, com poucos cidadãos notáveis usufruindo das benesses da tecnologia. Talvez a sequência das aventuras nos tragam reviravoltas interessantes.
Tempo das caçadores, assim como os demais volumes da Coleção Scarium Fantástica, podem ser encomendados diretamente na loja virtual da Scarium, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário