segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Fanzines de horror do mês


Novembro está chegando ao fim e os fanzines de arte fantástica lançados na internet continuam sendo predominantemente dedicados ao horror. Nas última semanas foi disponibilizado para download o número 15 de Terrorzine, editado por Ademir Pascale e Elenir Alves pela Cranik.
A edição mantém a linha editorial de apresentar uma seleta de microcontos de autores brasileiros, entrevistas com escritores, no caso Jorge Ribeiro e Jocir Prandi, e divulgação de quadrinhos, romances e antologias. Também saiu o Terrorzine Suplemento nº3, com os contos vencedores do Concurso Cultural Estronho.
No ultimo final de semana, foi lançado o Juvenatrix 119, tradicional fanzine de terror e ficção científica publicada pelo engenheiro Renato Rosatti desde 1990, sendo provavelmente o mais antigo fanzine brasileiro em publicação. Também é o único que, depois de muitos anos sendo editado em formato real, virtualizou-se e manteve periodicidade consistente.
Isso deve-se unicamente a iniciativa e disposição de seu editor, que gosta do que faz e não tem nenhuma intenção de parar.
Juvenatrix investe na cena alternativa, com divulgação de bandas de rock pesado, produções de vídeo e cinema independentes, fanzines, livros, sites e blogs (até o Mensagens do Hiperespaço apareceu nesta edição, obrigado, Renato!). Também publica contos, artigos e resenhas, principalmente de cinema. O destaque da edição é a resenha do filme Saló, de Pier Paolo Pasolini, assinado por Matheus Ferraz, e a overdose de FC bagaceira resenhada pelo editor, com nada menos que doze filmes categoria "Z". O fanzine mantém ainda uma comunidade no Orkut. Peça sua cópia em renatorosatti@yahoo.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário