segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Tempos modernos


Apesar de não ser sempre, não é novidade que as telenovelas brasileiras flertam com o fantástico, eventualmente com resultados razoáveis. Exemplos dessa prática vêm desde os primeiros tempos da televisão no Brasil.
Alguns títulos interessantes são as novelas de terrir O beijo do vampiro e Vamp, as comédias de fantasia Deus nos acuda, Um anjo caiu do céu e Sete pecados, e os grandes sucessos Pantanal, O clone, e A viagem, entre outras, para ficar nas bem sucedidas. Os maus exemplos ficam para outra oportunidade.
Boa parte dos trabalhos aborda a fantasia de forma periférica, investindo nos dramas de relacionamento, tratados de maneira realista, de modo que os conteúdos especulativos não chegam a assumir um papel preponderante. Talvez seja por isso que a maior parte dos exemplos registrados evita a ficção científica, que é um gênero que não facilita ser colocado em segundo plano. Dos exemplos acima, apenas O clone é FC e imagino que a autora, Glória Peres, deve ter cortado um dobrado para manter as questões científicas a uma distância razoável.
Agora será a vez do dramaturgo Bosco Brasil arriscar-se num panorama de FC para a próxima novela das sete da Globo, que estreia no dia 11 de janeiro.
Tempos modernos vai mostrar os conflitos sociais em um condomínio instalado num edifício de última geração, controlado por um computador com inteligência artificial. A personalidade da máquina terá papel importante, pois será ela quem vai "contar" as histórias. Tendo acesso a todos os ambientes do edifício, terá uma visão privilegiada do que acontece dentro e fora de cada unidade. E, sendo um personagem inumano, deve dar uma conotação cômica a esses dramas, nos moldes de inúmeros seriados americanos, como Meu adorável marciano e Alf.
Ainda que não seja de todo original, a ideia é ótima. Mas como o autor não tem em seu currículo nenhuma obra dentro do gênero, vamos ter de esperar a estreia para ver se a promessa se cumpre.
Enquanto isso, algumas cenas podem ser vistas nos comerciais de divulgação. Além do nome da novela, que faz referência ao longa metragem de Charles Chaplin e/ou à canção de Lulu Santos, fica óbvia a citação ao filme 2001, uma odisseia no espaço, na aparência dos terminais do dito computador, com aquela grande lente vermelha idêntica à de HAL9000.
No elenco, Antônio Fagundes, Eliane Giardini, Priscila Fantin, Guilherme Weber, Grazi Massafera, Viviane Pasmanter, Alessandra Maestrini, Regiane Alves, Thiago Rodrigues, Fernanda Vasconcellos, Felipe Camargo, entre outros. A direção é de José Luiz Villamarim.

Um comentário:

  1. Olá Cesar

    Que a luz do natal esteja em sua vida hoje e sempre! Que você possa irradiá-la as pessoas próximas. Acolher todos de coração aberto!

    Presente? O amor as coisas simples e aos necessitados.

    Feliz natal para ti e toda sua família!

    PENSAMENTO EM CRISTO!

    Bjuxxx e xeroo

    ResponderExcluir