sexta-feira, 5 de março de 2010

Os Melhores do Ano


Depois de muitos anos sem que nenhuma organização oficial se interessasse em realizar um levantamento qualitativo sobre a produção de FC&F no Brasil, a escritora Ana Cristina Rodrigues (Anacrônicas, 2009), aproveitando o levantamento retrospectivo sobre as publicações de ficção fantástica em 2009 que ela mesmo fez e divulgou no blogue FC e Afins, decidiu organizar pessoalmente uma votação aberta entre os internautas para que eles apontem os melhores da FC&F brasileira em 2009.
São 14 categorias: Romance/Novela, Antologia de autor, Coletânea, Conto, Não-ficção, Revista/zine, Ebook, Ezine, Site de contos, Site informativo/resenhas, Resenhista/Colunista/Comentarista, Editor/Organizador, Editora e Capa. A votação é livre e pode ser feita por e-mail ou através de comunidades de relacionamento criadas por Ana Cristina especialmente para esse fim.
O trabalho é hercúleo, sei muito bem disso por conta dos anos que dediquei a organização dos Prêmios Nova, SBAF e Argos, por isso reconheço a coragem da Ana Cristina em se lançar à missão neste momento de efervescência histórica no campo da ficção fantástica.
O processo de votação é muito dinâmico e a organizadora está aparando as arestas conforme elas vão aparecendo.
É sempre muito difícil evitar a ação de lobbies numa votação aberta e livre como essa, mas se bastante gente participar será possível apurar uma opinião popular legítima. Ainda não há informação sobre a data de divulgação dos vencedores ou se haverá algum tipo de cerimônia de premiação, mas o prazo de votação, iniciado em 1 de março, esgota-se em 20 de abril próximo.
Mais informações podem ser obtidas nas comunidades aoLimiar, Orkut e Facebook.
As regras e os links de votação também estão no FC e Afins, aqui.

Um comentário:

  1. Olá Cesar,

    Realmente, a Ana teve mesmo muita coragem em abraçar um projeto desta grandeza.

    E é claro que vai aparecer muitas novas ideias para o ano que vem.

    Particularmente notei que existe muito mais ligação a literatura do que outros elementos como Por exemplo faltou a categoria "Eventos", "desenho animado de ficção" "Curtas" "radiolovelas" "HQs" "Teatro" e principalmente "Book trailer" que é ma moda fascinante.

    Ficaram de fora os eventos como fantasticom, Noites de Terror do André Vianco, O dia do Fã, Melhor revista que divulga os escritores nacionais como a revista Sci-fi news, o Desenho de ficção do meu irmão Anderson Siqueira sobre o Esquadrão Ford que foram colocados em capítulos. Os curtas nacionais, os hqs, As peças teatrais com temática ao seres fantásticos. Tudo isso deixaria claro que a ficção brasileira não ficaria só em livros.

    Espero que no ano que vem "os melhores do ano" seja bem mais amplo.

    abraços
    Adriano Siqueira

    ResponderExcluir