terça-feira, 20 de abril de 2010

Hollandidades


Recebi correspondência do quadrinhista carioca Roberto Hollanda dando noticias sobre suas decisão de retomar os fanzines, e já mandou de cara exemplares de seus mais novos trabalhos: Arlequim 18 e Nouvelle Magique 2, que mantêm a qualidade narrativa vista nas edições anteriores.
Na nova edição de Arlequim, os filhos mutantes de Dorothy falham na missão de resgate de Arlequina, e acabam aprisionados junto com ela, nas masmorras do Marquês de Rabicó. Dorothy assume então o seu destino, manifesto anos antes – e aqui descobrimos como a Dona Benta recuperou sua mocidade – e entra em ação no momento em que um de seus filhos é ameaçado de morte. Agora é Dorothy quem está com a palavra, e ela pode dizer o que quiser. A edição traz textos sobre a orixá Iansâ e sua correlata sincretista Santa Bárbara, que tem tudo a ver com a história em questão.

Já no segundo número de Nouvelle Magique, as jovens quadrinhistas Livia e Miele são abordadas por um casal que revelam ser quadrinhistas europeus de intenções nada amistosas. As meninas terão de fazer uso dos conhecimentos secretos recém-adquiridos para sair dessa sinuca de bico.

Nouvelle Magique tem pressupostos interessantíssimos. A começar, trata-se de uma aventura que ocorre no inicio do século XX e o autor utiliza recursos gráficos que emulam os quadrinhos da época. Na realidade dessa história, a arte dos quadrinhos é mais que simples comunicação, é um atributo mágico poderoso, atrás do qual se esconde uma perigosa sociedade secreta.
Guardadas as devidas proporções, lembra ligeiramente alguns conceitos do mangá ROD, com o uso de garotas jovens como protagonistas e a magia emanando de uma atividade artística (no caso de ROD, é a literatura). Mas Nouvelle Magique tem personalidade própria e deve evoluir nas próximas edições graças ao talento e a inteligência de seu autor.
Tanto Arlequim como Nouvelle Magique são ótimas como quadrinhos, mas eu fico me perguntando o que Roberto Hollanda poderia inventar se resolvesse trabalhar unicamente com a palavra, escrevendo novelas e romances. Não tenho dúvidas de que seria algo muito original no ambiente literário brasileiro.
Hollanda inaugurou há poucas semanas o blogue bilingue Hollanda Comics, através do qual pretende compartilhar materiais de sua criação. Contudo, os fanzines não estão disponíveis online, é preciso solicitar ao autor através do endereço Rua Sousa Aguiar, 322, casa 5, Rio de Janeiro/RJ, CEP 20720-035. Os zines são baratinhos, aproveite e compre a coleção inteira, que está disponível e vale muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário