terça-feira, 27 de abril de 2010

Poe 200 anos


Há algumas semanas recebi um exemplar da antologia Poe 200 anos, organizada por Ademir Pascale e Maurício Montenegro, e publicada em 2010 pela editora All Print, em homenagem aos dois séculos do nascimento do escritor norteamericano Edgar Allan Poe. A efeméride em si foi comemorada em 2009, mas o livro só saiu mesmo em 2010.
A antologia foi extensamente divulgada na internet e eu já falei dela neste blogue. O prefácio é do autor carioca Miguel Carqueija, fã confesso do escritor, que também teve um conto publicado na antologia. Carqueija queria que eu resenhasse o livro aqui, mas eu vou reservar a resenha completa para o Anuário 2010, a ser publicado somente no ano que vem - agora em 2010 deverá sair a edição referente a 2009. Mas não vou deixar atender meu colega e fazer alguns comentários sobre o livro em questão.
Foram reunidos 22 trabalhos de qualidade irregular, a maior parte de autores com pouca experiência literária, mas isso não impediu que o resultado fosse bastante razoável. A maioria dos textos está bem escrito e como são contos curtos – o livro inteiro tem apenas 140 páginas – lê-se muito rapidamente.
Destaco quatro contos em especial: "A máscara de Vênus", a única ficção científica da antologia, em que um homem recria a civilização na Antártica depois do fim do mundo; "Relíquia", de Duda Falcão, fantasia metalinguística sobre um museu maravilhoso que reúne objetos raros capturados dos livros; "O homem afortunado", de Kathia Brienza, um conto cínico e bem humorado sobre um acadêmico que usa de trapaça para conquistar seus objetivos, e "O quarto caso de Dupin", justamente o conto de Carqueija, o mais longo da antologia, divertido e com um leve tom de farsa, no qual o famoso detetive resolve mais um caso pitoresco para a polícia francesa.
Muitos contos têm estilo e histórias parecidas, mas a grande sacada do livro, e que lha dá uma sustentação bastante significativa, é o fato de que cada autor determinou um conto de Poe para homenagear, criando um diálogo imediato entre os contos brasileiros e os clássicos do mestre, contaminando o livro com a aura de Poe. Há uma recorrência natural aos contos mais famosos do autor, como "O gato preto" ou "A queda da casa de Usher" mas, ainda assim, o resultado é uma leitura estimulante que dá vontade de ler e reler os textos originais de Poe. E isso é mérito mais que suficiente para esta antologia simpática e despretenciosa.
O livro pode ser encomendado no saite da editora, aqui.

Um comentário:

  1. Cesar

    Seus comentários foram de encontro ao objetivo principal do livro que era remeter o leitor ao universo de POE além de estimular a leitura e releitura dos originais.

    Obrigado pela postagem

    ResponderExcluir