terça-feira, 6 de abril de 2010

Quadrinhos Independentes 102


Edgard Guimarães distribuiu mais uma edição na "nova" fase de seu fanzine Quadrinhos Independentes que, ao fim e ao cabo, não mudou quase nada, para o alívio de seus leitores. Nesta edição, de 24 páginas e formato A5, destaque para as homenagens a Jorge Barwinkel e Sérgio Porini, fanzineiros respeitados falecidos recentemente. Também é lembrado o trabalho de Milton Sardella, na coluna "Mantendo Contato", e o editor Luiz Antonio Sampaio faz um depoimento de sua atuação fanzineira.
Além disso, há um longuíssimo texto de Gazy Andraus discutindo uma nota de Gilberto Dimenstein publicada na Folha Online em 3/12/2009, em que este jornalista igualava o mérito cultural de gibis e revistas pornográficas, com uma também ampla tréplica de Guimarães. E ainda, um texto do editor sobre o Dia do Quadrinho Nacional, e histórias em quadrinhos de Maurício de Sousa, Edgard Gimarães, Leonardo Santana e Gerson Witte. A lista de lançamentos de fanzines não sumiu de todo e sobrevive nas páginas finais.
QI é uma publicação que ainda goza de grande prestígio, mas claramente não tem a mesma relevância de outros tempos. Subexiste por vontade de seu editor, que dedicou uma fração significativa da vida à sua publicação. Pessoalmente, respeito muito a dedicação de Guimarães ao QI, mas gostaria de ver dele um fanzine mais pessoal, com suas HQs e textos, uma vez que o editor é excelente artista e teórico. Ainda que apareça em doses homeopáticas no próprio QI, sua obra faz falta.
Por enquanto, aproveite o QI: Rua Capitão Gomes 168, Brasópolis/MG – CEP 37530-000. E-mail: edgard@ita.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário