sábado, 3 de abril de 2010

Texone 1 relançado


Faroeste é um dos meus gêneros prediletos, principalmente nos quadrinhos. Mas só comecei a apreciar Tex a partir das edições gigantes, chamadas Texones na Itália. São edições anuais, com roteiros mais realistas e ilustrações de artistas especialmente convidados.
Foi a Editora Globo que começou com a coleção no Brasil. Publicou quatro ou cinco volumes, sem numeração, até que o personagem passou para a Editora Mythos, que decidiu colocar a casa em ordem. Lançou, em 1999, Tex Edição Gigante nº1 - O homem de Atlanta, com roteiro de Claudio Nizzi e desenhos do espanhol Jordi Bernet, mais conhecido entre nós pela HQ Torpedo 1936. Como havia uma certa folga, a Mythos publicou a coleção em edições semestrais. A mais recente foi a de número 23, Patagônia, de Boselli e Frisenda.
Agora anual, já que está na mesma edição que a Itália, a Mythos muito acertadamente decidiu lançar uma segunda edição dessa espetacular série, que todo fã de faroeste deve conhecer.
Acaba de chegar as bancas o relançamento de O homem de Atlanta, uma excelente oportunidade para quem não tem a coleção completa ou ainda não teve a chance de apreciar as histórias deste personagem. A numeração e a capa forma mantidas em respeito aos colecionadores. A única diferença notável é uma cor mais escura no fundo da última capa.
Tex tem uma textura mais pulp que o padrão dos westerns europeus. Nada da sutileza e poesia de outros faroestes como Ken Parker e Tenente Blueberry. Tex é quase um super-herói, invencível e implacável com os vilões, não leva desaforo para casa e resolve os problemas à bala, sem remorsos. Neste aspecto, Tex assemelha-se muito mais a outro personagem popular entre os leitores masculinos, Conan, o Bárbaro, da editora americana Marvel, também publicado pela Mythos no Brasil.
Mas as histórias de Tex Edição Gigante são mais sofisticadas, a começar dos roteiros de Nizzi, que são excelentes, coroadas com os desenhos de grandes artistas dos quadrinhos. A receita deu tão certo que outras edições especiais de Tex também surgiram no mercado, como Tex Almanaque e Tex Anual, ambas coleções diferenciadas dentro do universo deste justiceiro casca-grossa.
A edição chega às bancas ao preço de R$19,90, mas pode ser comprada com descontro diretamente na Editora Mythos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário