quarta-feira, 5 de maio de 2010

Antologias florescem


Há alguns dias eu falei das antologias temáticas que já foram publicadas em 2010, mas foi só a ponta de um iceberg. Há muitas mais no prelo, em diversas fases de elaboração. Algumas estão prontas para serem impressas, mas muitas ainda estão aceitando textos para avaliação. Na maior parte são antologias abertas, cuja seleção é feita em cima de originais inéditos submetidos pelos autores, não raro com alguma cláusula de reciprocidade financeira (as conhecidas antologias pagas). Os organizadores divulgam os editais de recrutamento já com a imagem das capas, para motivar os autores, e esperam os interessados se manifestarem. Geralmente, o prazo de seleção é reduzido e exige dos autores verdadeiros malabarismos para adequarem seus escritos aos temas propostos.
Apenas uma ou outra editora trabalha com antologias "fechadas", em que os organizadores convidam nominalmente os autores que desejam ter na antologia, muitas vezes encomendando o texto ou selecionando algum já publicado. Este segundo formato costuma surtir resultados algo mais qualificados. Contudo, muitas vezes uma antologia aberta apresenta pérolas que fazem valer a leitura, textos de autores estreantes, mas talentosos, que talvez demorassem a ter uma oportunidade numa antologia dita "fechada", ainda mais nos dias de hoje, em que não se publicam mais fanzines. Com certeza, será nas antologias abertas que estes organizadores irão buscar os textos para futuras antologias "fechadas".
A Cidadela Editorial tem em sua lista de lançamentos futuros a antologia Histórias fantásticas, organizada por Georgette Silen, e a Coleção Extraneus, organizada por M. D. Amado, que pretende ser uma série de livros, iniciadas pelos títulos Medieval Sci-Fi, Quase inocentes e Em nome de Deus.
A editora AllPrint vem com três títulos organizados por Ademir Pascale. Zumbis já está pronta e deve ser lançada em junho. Sobrenatural e Draculea: O retorno dos vampiros - Vol. II ainda estão abertas.
A editora Literata está trabalhando com UFO: contos não identificados e Espectra, organizadas por Georgette Silen; Kukl - A assembléia das bruxas, organizada por Dimitry Uziel & Adriana Bernardo, e Letras aos corvos, organizada por Ana Carolina Giorgion & M. D. Amado.
A novíssima editora Draco anunciou todo a sua grade de lançamentos desde o início do ano. Entre os títulos estavam as seguintes antologias: Gastronomia phantástica, organizada por Ana C. Rodrigues, Vaporpunk, organizada por Gerson Lodi-Ribeiro, Brinquedos mortais, organizada por St.Clair Stocker & Tibor Moricz, O grande livro da magia, organizada por Janaína A. Corral, e os volumes 3 e 4 da coleção Imaginários, organizada por Erick Santos.
A editora Andross apresentou os editais de Moedas para o barqueiro, com organização de Cristiana Gimenes, e Tratado secreto de magia, organizada por Helena Gomes.
A editora Multifoco divulga a antologia sobre piratas Bandeira negra, organizada por Lino França Jr. e Frodo Oliveira.
Finalmente, a Tarja Editorial tem optado por uma organização mais fechada de suas antologias, com uma pequena abertura a submissões de grupos determinados, anunciou este ano as antologias Cyberpunk - Histórias de um futuro extraordinário, Alternativas – Histórias de realidades extraordinárias, Outros mundos, Fantástica urbana e Em meio, sem esquecer da coleção Paradigmas, que já lançou quatro edições. Não identifiquei quem são os organizadores, mas possivelmente devem ser os próprios editores, Gianpaolo Celli e Richard Diegues.
Ainda há uma forte tendência a temas ligados ao horror, mas a ficção científica e a fantasia também têm seus títulos nesta safra. Quem quiser se candidatar a alguma delas, pode acionar os links e ler as condições que cada uma das editoras determina em suas publicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário