sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Gibiteca Eugenio Colonnese

Na última quarta-feira, 11 de agosto, foram inauguradas as novíssimas instalações da Gibiteca de São Bernardo do Campo, agora batizada "Eugenio Colonnese", em homenagem ao saudoso mestre dos quadrinhos brasileiros, falecido em 2008. Colonnese é conhecido principalmente por ser o autor de Mirza, a mulher vampiro e do Morto do Pântano.
A Gibiteca fica agora dentro do terreno da Cidade da Criança, o primeiro parque temático do Brasil, que foi totalmente reformulado. O prédio que recebe a Gibiteca foi finalizado recentemente e faz parte de um complexo cultural que também inclui a Pinacoteca da cidade e um espaço permanente de atividades relacionadas à arte.
A cerimônia iniciou por volta das 19 horas e, embora eu more em São Bernardo há mais de dez anos e conheça a cidade muito bem desde a minha juventude, acabei me perdendo na região, pois o convite dava o endereço da portaria principal, que estava fechada. Tive de procurar por uma entrada alternativa, que só achei no ponto diametralmente oposto, um estacionamento bem ao lado da própria Gibiteca.
A Gibiteca tem uma arquitetura moderna e a lateral toda envidraçada, por isso, antes mesmo de entrar, já vi o meu amigo Adilson Lima lá dentro. Adilson é quadrinhista, professor de desenho e um dos melhores letristas que eu conheço. Durante anos trabalhou na Gibiteca de Santo André, onde nos tornamos amigos.
Estava cheio de gente. Antes de chegar ao Adilson, encontrei vários amigos do Departamento de Cultura, que agora é Secretaria, entre eles a Débora, que é encarregada do setor de bibliotecas, e o Ricardo, que foi o encarregado da Gibiteca nos seus primeiros anos de funcionamento e me apresentou a Dalva, a atual encarregada.
Fui me enfiando no meio do povo até chegar ao Adilson, e só então percebi que, junto à ele, estavam os mestres Rodolfo o Zalla e Osvaldo Talo. Conversando com eles estava um homem de fisionomia familiar, mas não atinei quem era na hora.
Havia jornalistas fotografando, pensei que era por causa do Zalla e do Talo, que são personalidades importantes. O Adilson parecia constrangido e eu também fiquei um pouco.
Adilson, Zalla e Talo, estavam lá falar a respeito de Eugênio Colonnese, com quem conviveram por quase a vida toda. Ainda conheci as duas filhas de Colonnese, que lá estavam para assistir as homenagens. Havia também uma grande exposição de originais do mestre, que deve ficar por lá ao longo das próximas semanas.
A instalação da Gibiteca é luxuosa, com estantes, mesas cadeiras e sofás novinhos, além toda a estrutura para a realização de exposições, oficinas e outros eventos.
Aí começou a cerimônia, e Ricardo, ao microfone, anunciou as personalidades presentes. Primeiro falou rapidamente o Secretário da Cultura de São Bernardo, que eu não conhecia. Em seguida veio o homem que eu achara familiar: era ninguém menos que o Prefeito da cidade, o Sr. Luiz Marinho, que já foi ministro do governo Lula. Que susto!
A única coisa que me ocorreu é por que não havia nenhuma segurança no local. Se eu fosse um psicopata... Ninguém me parou, em nenhum momento, para saber quem eu era e aonde eu pretendia ir, e olha que eu entrei pelos fundos.
Depois da fala do Prefeito, que foi para um outro evento na Pinacoteca, Talo, Zalla e Adilson assumiram a mesa para falar sobre Colonnese. Eu não havia levado máquina de fotografia, mas acabei registrando algumas imagens numa Kodak digital, a pedido do Adilson.
Adilson, que trabalhou com Colonnese numa escola de desenho em Santo André, fazia perguntas aos palestrantes. Zalla, como sempre, falou com desenvoltura e contou casos pitorescos sobre o saudoso mestre. Talo falou só um pouquinho.
Depois da palestra, uma banda de rock'a'billy animou o ambiente. Conversei mais um pouco com a turma e fui embora pelas nove horas.
O pessoal da Gibiteca disse que quer fazer muitas coisas lá e está aceitando projetos. Sugeriram abrigar o lançamento do Anuário, uma HorrorCon e o que mais eu puder inventar. Muito legal! Vou pensar nisso.
Na quinta-feira foi a vez dos meus colegas cartunistas Gilmar Barbosa e Fernandes falarem ao público da Gibiteca, e hoje será o irriquieto Marcio Baraldi que vai contar suas histórias divertidas. Sem dúvida, a Gibiteca está marcando a sua nova fase com muita animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário