sexta-feira, 26 de novembro de 2010

As aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de Açafrão

Domingo, dia 28 de novembro, os irmãos e artistas plásticos Rubens, Artur e Carlos Matuck estarão na Padaria Rodésia (Rua Rodésia, 110, V. Madalena, São Paulo), a partir da 10 horas, para o lançamento do livro ilustrado As aventuras de Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de Açafrão, um trabalho coletivo, diferenciado e ímpar que eles vêm produzindo ao longo de toda a vida.
Trata-se, à primeira vista, de um álbum de histórias em quadrinhos, mas uma observação mais atenta revela que é mais do que isso. Cada um dos quadros é uma obra de arte em si, delicadamente produzida com lápis de cor, num efeito belo e de muita personalidade. Não há balões, nem onomatopéias, nada que se sobreponha aos desenhos, com todo o texto composto abaixo dos quadros, como numa prancha de Príncipe Valente.
São apresentados 10 episódios mais alguns fragmentos, apresentados e comentados pelo jornalista Oscar D'Ambrósio, que ainda brinca com alguns dos personagens de Damar, que são entrevistados na edição.
O texto, tal qual as ilustrações, é poético e delicado. A história se passa na imaginária cidade de Damar, onde os cientistas Sir Charles Mogadom e do Conde Euphrates de Açafrão desenvolvem pesquisas incomuns sobre a natureza das coisas. Damar esparrama-se a sombra de uma gigantesca árvore que, a certa altura, libera uma sementes voadoras, que serão a inspiração de Alberto Santos Dumont para seus projetos voadores.
A presença de Dumont abre um leque de possibilidades interessantes para o trabalho, pois de uma certa maneira o instala na onda do steampunk que assola a ficção fantástica nacional, e mesmo numa possível história alternativa, uma vez que detalhes da vida real de Dumont são citados na aventura.
A história ainda faz referência a muitas personalidades ligadas aos quadrinhos, como Flavio Colin, Angelo Agostini, George Remi, Carl Barks, Hal Foster, Winsor McCay, Ub Iwerks, Floyd Gottfredson e Ziraldo.
O álbum, que é uma publicação da Editora Terceiro Nome, tem 160 páginas em cores, vem com capa dura e sobrecapa, e custa R$ 99,00.
Com certeza, uma das mais luxuosas e significativas publicações de 2010 tanto na área dos quadrinhos quando da FC&F brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário