terça-feira, 9 de novembro de 2010

Aurum Domini: O ouro das Missões


Recebi da escritora Simone Saueressig um exemplar de seu mais recente livro, aurum Domini: O ouro das Missões, romance histórico que se apropria da mitologia gauchesca para contar as aventuras de um casal improvável, Adélia Fonseca, filha de comerciantes de São Leopoldo, e Chico Dias, um índio mestiço criado nas Missões, durante o sonho da República Farroupilha.
Publicado pela Editora Artes e Ofícios, com um acabamento elegante e refinado, o livro foi recentemente apresentado na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre.
O romance está dividido em duas partes, a primeira, "Os namorados", e a segunda, "A casa de M'bororé", e vem recomendado pela historiadora Carla Renata Antunes de Souza Gomes nas largas orelhas.
Simone me avisou que não se trata de uma fantasia infanto juvenil. É, portanto, a sua estreia no mainstream, em que ela agora se coloca ao lado de tantos autores brasileiros que trataram dos pampas gaúchos, uma região que naturalmente remete ao mitológico e ao imaginário. Por isso, acredito que quem trafegou tanto no gênero fantástico, deve ter deixado escapar algum mistério para temperar a leitura ao longo das 238 páginas da narrativa.
Vale a pena conferir.

Um comentário:

  1. Cesar!

    Mais uma vez, obrigada pelo espaço e pelo apoio! Não escrevi antes porque esta semana está sendo mesmo de lascar. Não consigo nem mesmo fazer aula, o que é uma tristeza.
    Enfim, obrigada pelo espaço e pelo carinho. Espero que gostes do livro. E eu acho que tens razão: alguém que transita tanto pelo fantástico não consegue deixar um livro sem escorregar um mistério! Nos vemos!

    ResponderExcluir