terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Bandeira negra

Um dos temas dos quais eu recentemente percebi que muito me interessam são os piratas, homens truculentos e temidos que foram inclusive utilizados como armas políticas e de guerra na disputa pelo domínio dos mares nos tempos das grandes navegações.
Glamurizados pelo cinema, alguns piratas tornaram-se, ao olhos do povo, tanto em verdadeiros heróis como nos mais desprezíveis vilões que já respiraram, além de terem inspirado uma enorme quantidade de livros, entre os quais o seminal A ilha do tesouro (1883), de Robert Louis Stevenson, e o aterrorizante O relato de Arthur Gordon Pym, de Edgar Allan Poe. A história da pirataria é repleta de fatos interessantes e a atividade ainda hoje é exercida com grande lucratividade em diversas partes do mundo, permitindo abordagens muito variadas.
A onda favorável de antologia que invadiu as praias do mercado editorial brasileiros nos últimos anos permitiu que se viabilizasse uma antologia exclusivamente dedicada a esse tema. Trata-se de Bandeira negra, organizada por Lino França Jr. e Frodo Oliveira para a Editora Multifoco.
Os autores são Alexandre Matheus Bliska, Álisson Zimermann, Cadu Lima Santos, Carmelo Ribeiro do Nascimento, Cristiana Soares, Flávio de Souza, Ieda Silva Castaldi, Jeff Araújo, Leonilson Lopes, Maria Fernanda Reis Esteves, Maurício Chizini Barreto, MIguel Carqueija, MIlton Lucas Dutkievicz, Rafaela Rocha, Regina Castro, Ronaldo Luiz Souza, Sóira Celestino, Suzy M. Hekamiah, Thomé de Oliveira e Vinícius S. Reidryk.
O lançamento da antologia Bandeira negra acontece no sábado dia 22 de janeiro, a partir das 19 horas, no Espaço Multifoco, que fica na Av. Mem de Sá, 126, no bairro da Lapa, Rio de Janeiro. Uma bem vinda novidade no ambiente literário nacional.

Um comentário:

  1. Sinto-me lisonjeada em embarcar nesse Navio com pessoas tão talentosas. Sucesso e muitas garrafas de rum...

    ResponderExcluir