segunda-feira, 2 de maio de 2011

I Fanzinada no ABC

Sábado passado, dia 30 de abril, compareci à I Fanzinada no ABC, que aconteceu no espaço cultural Gambalaia, em Santo André.
O evento foi um festival de publicações alternativas e esteve mais voltado aos zines sobre poesia e cultura geral que foram distribuídos gratuitamente, tais como A Cigarra, Zine Q Pariu, O Grito, Zinil, Aviso Final, As Letras, Os Cigarristas e Marambolé, entre outros.
Também conheci alguns editores muito animados, como Zhô Bertholini, autor do zine de poesias Vagamundo, Jurema Barreto de Sousa, editora do vigoroso A Cigarra, e Marcio Sno, produtor do documentário Fanzineiros do século passado, exibido durante o evento. Também reencontrei amigos, como Tina Curtis, editora do Spellwork, já divulgado aqui, que distribuía a edição número 8 do zine.
A pesquisadora Olga Defavari esteve divulgando seu livro Imprensa alternativa no ABC, publicado em 2008 pelo Fundo de Cultura do Município de Santo André, e aproveitei para grampear um exemplar. Trata-se da ampliação de uma monografia que ela realizou na Universidade Municipal de São Caetano do Sul. Apesar de não ter abordado o meu trabalho adiante do Hiperespaço, traz uma caricatura na quarta capa que é a minha cara. Ou seja, sou o protótipo de memória de um fanzineiro típico!
Em retribuição a todas essas publicações curiosas, distribuí entre os presentes exemplares dos livros Tropas Estelares e Outras copas, outros mundos.
O espaço Gambalaia está completando um ano de atividades e tem boa estrutura para fazer exposições e lançamentos. Vale a pena conhecer o local e bater um papo com seus simpáticos proprietários, que estão abertos a boas propostas.

Um comentário:

  1. Tambem estive lá, e consegui um exemplar de Tropas Estelares! Além do prazer de bater um papo com o Cerito!
    Uma das HQs do meu blog estava em exposição, o resto esta em www.modemhq.blogspot.com!

    ResponderExcluir