sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Da Paraíba para o mundo

Recebi este semana um pacotão remetido por Emir Ribeiro, quadrinhista paraibano que trabalha para os EUA, mas que mantém no Brasil uma produção pessoal de quadrinhos alternativos. Incansável, Ribeiro não passa um semestre sem apresentar alguma novidade, e desta vez ela veio em dose tripla.
A mais importante delas e a novela gráfica Nova: Tomo 2, publicação comemorativa aos 35 anos da criação da personagem. O primeiro volume saiu no início deste ano, comentada aqui. Este novo volume tem 68 páginas em preto e branco, com capas coloridas e plastificadas. Traz duas HQs completas e, em forma literária, a conclusão da novela com a origem da personagem iniciada no primeiro volume, além de alguns artigos e pinups de diversas fases do autor.
O segundo lançamento é A história da Paraíba em quadrinhos, ousado trabalho de Emir Ribeiro em pareceria com Emilson Ribeiro publicado nos anos 1990 e que recebe uma nova edição. O livro tem 128 páginas em preto e branco, capa colorida e plastificada, e também mescla quadrinho e texto para contar a saga da formação do povo e do Estado da Paraíba, de 1532 até hoje.
E a terceira novidade é um CD com versões digitais das primeiras seis edições do fanzine 10-Abafo, publicado entre 1978 e 1979, através do qual Ribeiro tornou-se conhecido não apenas em João Pessoa, mas em todo o Brasil, devido a um ótimo trabalho de distribuição.
O curioso disso tudo é que Emir produz por diletantismo e com recursos próprios. Seu trabalho tem fãs ardorosos e críticos ferozes mas, no fim das contas, tudo contribui para a formação de seu público e o fortalecimento de seu trabalho no ambiente alternativo, de onde ele até já teve chance de sair, mas preferiu manter-se independente.
Para mais informações sobre estas edições, informe-se no saite do autor, e para adquirir estes e outros títulos, veja aqui.

2 comentários:

  1. Percebeu que a capa da "Nova" usou recursos do Wordart?
    E que a mão da criatura não tem dedos?
    Qualidade é isso.

    ResponderExcluir
  2. Aproveite e veja este texto:
    http://japanfury.wordpress.com/2011/10/20/que-coisa-feia-meu-tio-2-2/

    ResponderExcluir