terça-feira, 1 de novembro de 2011

Evangelion restarted

A franquia japonesa Neon Genesis Evangelion demonstra ter ainda muita força comercial, mesmo do outro lado do mundo. A editora JBC, especializada na publicação de história em quadrinhos de origem nipônica, acabou de relançar o seriado, parcialmente publicado pela Conrad. A JBC já havia distribuído quatro números complementares a coleção da Conrad, e optou por reiniciar do primeiro número, reunindo em cada edição o material que antes era apresentado em duas. Dessa forma, anima os velhos colecionadores a atualizarem suas coleções, que agora vai obedecer o mesmo padrão da edição original, bem como os novos leitores que não tinham acesso ao material publicado há dez anos (o primeiro número da Conrad foi publicado em 2001).
De autoria de Yoshiyuki Sadamoto e originalmente lançada na televisão como uma série de desenhos animados  produzida pelo respeitado Estúdio Gainax, Neon Genesis Evangelion merece toda essa atenção. Trata-se de uma das melhores histórias em quadrinhos já realizadas e mesmo quem viu o enigmático seriado na TV e os diversos longa metragens complementares, encontrará nos quadrinhos um outro viés de abordagem.
O enredo conta o drama do adolescente Shinji Ikari, que cresceu sem a presença dos pais e demonstra grandes dificuldades de relacionamento. Dotado de habilidades especiais, Shinji é uma das poucas pessoas no mundo qualificadas para pilotar o EVA, robô de combate desenvolvido especialmente para enfrentar os anjos, entidades alienígenas poderosas que atacam a Terra, que já se encontra bastante devastada. A origem dos anjos e o motivo dos ataques são um mistério, embora se perceba que algumas pessoas sabem muito mais do que dizem, incluindo o pai de Shinji, Gendo Ikari, impiedoso comandante da NERV, complexo tecnológico que dá suporte à tecnologia EVA. De combate em combate, Shinji tem de enfrentar não somente os misteriosos anjos, mas também a competitividade de seus colegas, a insensibilidade de seu pai e suas próprias inseguranças emocionais.
O prestígio de Evangelion é tanto que Sadamoto se dá o luxo de fazer apenas umas poucas dezenas de páginas por ano, sem estar submetido à enorme pressão editorial que a maioria dos mangakás sofre no Japão. Evangelion é uma verdadeira franquia e movimenta muito dinheiro, dispondo inclusive de um parque temático no Japão e uma bem sucedida linha de produtos licenciados.
Neon Genesis Evangelion terá periodicidade mensal e custa apenas R4$10,90. Nada mal para um clássico da FC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário