quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Primeira Semana de Literatura Fantástica na UFPE

Os eventos especializados em arte fantástica multiplicam-se em todo o Brasil. A Universidade Federal de Pernambuco estará promovendo nos dias 3 e 4 de novembro a Primeira Semana de Literatura Fantástica, com uma extensa série de atividades. Entre elas, o lançamento de dois livros muito interessantes.
O fantástico brasileiro: Contos esquecidos, é uma antologia de contos organizada pela pesquisadora Maria Cristina Batalha (UERJ e CNPq) para a Editora Caetés. Em suas 144 páginas, traz quinze textos obscuros de importantes autores brasileiros dos séculos 19 e 20, como João do Rio, Aluísio Azevedo, Machado de Assis, Lima Barreto, Valdomiro Silveira, Coelho Neto, Hugo de Carvalho Ramos e Afonso Arinos. Diz o relise: "Maria Cristina Batalha adverte na “Introdução” que não existem limites entre “fantástico”, “maravilhoso”, “realismo mágico”, lembrando a existência de uma certa fisionomia no universo mental e imaginário da produção ficcional do período e o caráter marginal que a crítica reservou ao gênero fantástico".
Outro livro que será apresentado no evento é Mito e magia, organizado pela pesquisadora e docente da Unesp Karin Volobuef. Diz o relise: "Como a fantasia está presente na arte? Em Mito e magia estão reunidos artigos e ensaios que refletem sobre o papel dos elementos fantásticos na literatura, na pintura e em outras manifestações culturais. Assim, a obra desvela a importância dos contos de fadas, das fábulas e das narrativas ficcionais que fazem uso do mítico para contar suas histórias".
Mito e magia tem 304 páginas e é uma publicação da Editora Unesp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário