sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Além do deserto

Há cerca de dois anos, a escritora Érica Bombardi perguntou se eu estaria disposto a fazer a leitura crítica para o romance inédito que ela pretendia oferecer a alguma editora. Tratava-se de Além do deserto que, no manuscrito, ainda intitulava-se Fatum – "Além do deserto" era o nome do seu primeiro capítulo.
Aceitei e tive o privilégio de ler, em primeira mão, a história de um planeta moribundo no qual um grupo de jovens vai enfrentar um inimigo poderoso para tentar salvar algo do pouco que ainda lhes resta.
O romance me surpreendeu ao unir um drama de guerra com alta fantasia, num resultado que está sempre nas franjas de um romance planetário e de uma dark fantasy.
Diz a autora sobre a sua obra: "O chanceler Tami, nobre da última grande fortaleza, procura o rei fada, sábio que lhe dará a resposta à sua pergunta, a única que importa, como deter as sombras, como restaurar a vida. Mas o destino tem seus caprichos e escolheu se revelar somente a uma pessoa, Thera. E aí há um problema, Thera não se importa com as sombras, ou Fatum, e mesmo assim será arrastada em uma caravana formada pelo jovem Mikail, o felino Oberon, o menino fada Lumi e o velho fada Nadar. Juntos, eles traçarão seus passos em busca de um destino muito maior que o deserto".
Não sei se as observações que eu então fiz a respeito do manuscrito ajudaram a autora a conseguir, em 2011, a aprovação do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo para o financiamento da publicação da obra; eu gosto de pensar que sim.
A própria autora decidiu, ela mesma, produzir e comercializar o livro, uma vez que é editora com experiência profissional, formada em Comunicação Social com habilitação em Editoração na ECA-USP. Além de financiar a publicação, o Proac distribuirá o volume em todas as bibliotecas públicas do Estado de São Paulo.
O resultado pode ser degustado no blogue da autora, que apresenta um trecho do romance para ser lido gratuitamente. Érica também está muito empenhada em disponibilizar o livro em formato epub para ser vendido na Amazon. Essa menina vai longe.
Para comprar a edição em papel, que tem 272 páginas e conta com ilustrações de Vitor Gorino, envie email para alemdodeserto@hotmail.com. Em breve, o livro também estará nas redes de livrarias Cultura, Fnac e Saraiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário