terça-feira, 6 de março de 2012

Eventos a granel

Passada a folia, finalmente 2012 começa de fato. E para registrar a disposição da turma, surgem eventos por todos os lados.
O primeiro deles vem através das informações de Thina Curtis, editora do fanzine Spellwork. Trata-se da exposição Batom, Lápis e TPM, com trabalhos de cartum e quadrinhos só de artistas mulheres, promovido pela comissão do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, para comemorar o Dia Internacional da Mulher.
É uma iniciativa valiosa para colocar em justa perspectiva o panorama das cartunistas num ambiente dominado pela atividade masculina.  A abertura da exposição acontece no dia 8 de março, às 20h, Armazém 14a do Parque Engenho Central, em Piracicaba/SP. Thina Curtis está entre as cartunistas selecionadas, bem como Fabi Menassi. A lista completa das cartunista selecionadas pode ser vista no saite do evento, aqui.
No mesmo dia acontece o lançamento paulista da antologia Páginas do futuro, organizada pelo escritor Braulio Tavares para a editora Casa da Palavra. Uma oportunidade excelente para conversar com o organizador e alguns dos autores selecionados, além de adquirir o volume que está entre as publicações mais comentadas em 2011. Além de Tavares, confirmaram presença os escritores Luiz Bras, Ademir Assunção, Ataide Tartari, Fabio Fernandes e Finisia Fideli, todos autores publicados na antologia. O evento rola no segundo piso da Livraria Martins Fontes, Avenida Paulista, 509, das 18h30 às 21h30.
No dia 9 de março, às 21h, rola o II Ugra Zine Fest, com o lançamento do 2º Anuário de Fanzines, Zines e Publicações Alternativas, no Club Sattva Bordô, na Praça Roosevelt, 82, em São Paulo.
Depois da balada, no dia 10 às 14h, o evento prossegue na Casa do Fazer, Rua Humberto I, 201, Vila Mariana, com uma série de atividades, pagas e gratuitas, ligadas à edição independente, com as presenças dos quadrinhistas Marcatti e Law Tissot. São os editores alternativos resistindo bravamente ao predomínio imediatista da internet. Maiores informações no blogue do evento, aqui.
Enquanto tudo isso acontece, desde o dia 1 de março está rolando em Sampa a exposição Arte Postal: Os Livros, uma mostra da cena contemporânea de arte postal e gravuras com trabalhos de 289 participantes de 20 países.

A exposição estará aberta a visitação até o dia 31 de março, na Galeria Gravura Brasileira, Rua Dr. Franco da Rocha, 61, Perdizes. Entre os artistas expostos, estão trabalhos do gravador Rubens Cavalcanti da Silva, que me deu a dica. Mais informações, no blogue da exposição, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário