quinta-feira, 26 de abril de 2012

Noite na taverna

2011 foi um ano memorável para os quadrinhos brasileiros. Ainda que as tiragens estejam longe do ideal – o que talvez nunca mais seja possível experimentar – muita coisa excelente foi publicada. A quantidade foi tão grande que ainda hoje continuam surgindo publicações novas daquele ano.
Um desses casos é a adaptação para os quadrinhos de um dos mais emblemáticos textos do romantismo brasileiro, o excelente Noite na taverna, de Álvares de Azevedo (1831-1852). Trata-se de um dos mais bem acabados exemplos daquilo que o quadrinho brasileiro tem de melhor para oferecer.
Apesar da sofisticação gráfica e dos estilos pós-modernos de ilustração que caracterizam as recentes publicações da HQB, Noite na taverna se destaca por ser um trabalho tradicional, em preto e branco e no estilo realista dos quadrinho de horror dos anos 1960 e 1970. Toda a qualidade plástica emana exclusivamente do talento dos artistas envolvidos na produção, sem truques de maquiagem.
Tal como no romance de Azevedo, o álbum é formado por vários episódios independentes, cada um deles ilustrado por uma fera dos quadrinhos brasileiros: Franco de Rosa, Rubens Cordeiro, Arthur Garcia, Sebastião Seabra e Walmir Amaral. Os episódios são amarrados por um arco de fundo ilustrado pelo mestre Rodolfo Zalla, um especialista em histórias sombrias. O roteiro é assinado por Reinaldo Seriacopi e a capa traz uma ilustração do artista mineiro Mozart Couto.
O trabalho levou três anos para ficar pronto e é obviamente dirigido ao mercado didático, mas merecia estar em todas as gibiterias. Apelo comercial é o que não lhe falta.
Noite na taverna é uma publicação da Editora Ática, tem 96 páginas e custa R$28,50.

Nenhum comentário:

Postar um comentário