terça-feira, 17 de abril de 2012

Trilogia Nikopol

A editora Nemo que, desde 2011, tem distribuído alguns dos mais elegantes álbuns de quadrinhos no Brasil, recupera agora para os leitores brasileiros A trilogia Nikopol, obra prima do quadrinhista sérvio Enki Bilal.
O volume reúne a saga completa com A feira dos imortais (La foire aux immortels, 1980), A mulher armadilha (La femme piège, 1986) e a até agora inédita no Brasil, Frio Equador (Froid Équateur, 1992). As duas primeiras partes foram anteriormente vistas no final dos anos 1980 pela editora Martins Fontes, sob os títulos Os imortais e A mulher enigma.
A história mostra uma Europa futurista formada por uma decadente sociedade de pós-humanos e alienígenas, dominada por um governo fascista e corrupto. No céu de Paris, uma pirâmide que é a astronave de alienígenas imortais que já foram tidos como deuses no antigo Egito. Apesar de poderosos, esses seres com corpos de homens e cabeças de animais, precisam da colaboração do governo humano para reabastecer o seu veículo estelar. Enquanto isso, uma antiga cápsula espacial que estava em órbita da Terra há décadas, cai no subúrbio da cidade. Dentro dela está o corpo congelado de Alcide Nikopol, condenado a trinta anos de exílio por desafiar o governo. O corpo é capturado por um dos alienígenas, o sociopata Horus, que tem um plano para mudar as coisas na estagnada hierarquia alienígena. As ações de Horus e Nikopol desencadeiam uma crise que vai revolucionar a situação política da Europa, não necessariamente para melhor.
Bilal desenvolveu o trabalho também para o cinema, dirigindo a adaptação da história de Nikopol no longa metragem Imortal [Immortel (ad vitam), 2004], um cult entre os fãs. E em 2008, a saga também chegou aos videogames com Nikopol: Secrets of the immortals, com roteiro do próprio Bilal, baseado no filme.
A trilogia Nikopol tem 184 páginas totalmente em cores, capas duras e custa R$69,00.

Um comentário: