quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A Globo conta-ataca

A editora Globo Livros decidiu investir nos quadrinhos de luxo e, nas últimas semanas, entregou às livrarias alguns lançamentos de impacto. Entre eles, dois merecem ser destacados.
Os Zeróis (256 páginas, R$59,90) é uma edição comemorativa reúne trabalhos do famoso cartunista mineiro Ziraldo Alves Pinto, que completou 80 anos em 2012.
Ziraldo vem desenhando a história do Brasil desde os anos 1940. Muito antes do Menino Maluquinho, ele criou o Capitão Tex, que inaugura a compilação, passa por Super-homem, Batman e outros personagens emprestados dos comix para ironizar o governo e a sociedade durante a ditadura militar, e chega até as grandes pinturas em tela que o artista produziu para a exposição Zeróis: Ziraldo em tela grande, realizada em 2010 e expostas no Rio de Janeiro e Brasília. As imagens são comentadas por Maria Gessy, e o próprio Ziraldo assina as legendas.
Na França, a Globo Livros foi buscar Pinóquio (192 páginas, capa dura, R$75,00), álbum premiado no Festival de Angoulême 2009, no qual o cartunista Winshluss (pseudônimo de Vincent Paronnaud) adapta o clássico romance infantil de Carlo Collodi.
Contudo, esta releitura não se dirige às crianças, mas aos adultos. Ao invés de um menino de madeira, Gepeto cria um robô de combate que se torna cada vez mais sombrio conforme toma contato com a cruel natureza humana. A história é contada quase que exclusivamente por imagens e, no lugar do Grilo Falante, uma barata cumpre o papel de consciência de Pinóquio, sendo o único personagem com falas. A obra ainda agrega versões desconcertantes de outros personagens dos contos de fadas.
Paronnaud trabalhou como diretor de animação na adaptação cinematográfica da novela gráfica Persépolis, de Marjane Satrapi, premiada no Festival de Cannes em 2007 e indicada ao Oscar em 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário