quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Hare V.I.S.H.N.U.

Esta eu agradeço ao amigo Alexandre Yudenitch, que me enviou um recorte da notícia. Assim descobri este interessante lançamento recente da editora Companhia das Letras através do selo Quadrinhos na Cia. Trata-se de V.I.S.H.N.U., novela gráfica de ficção científica de autoria do escritor Ronaldo Bressane, com argumento de Eric Acher e desenhos de Fábio Cobiaco.
O nome de Bressane nos créditos chama a atenção, pois trata-se de um jornalista e escritor consagrado pelo mainstream literário, sendo esta a sua primeira incursão na ficção científica. Mas o ponto alto da obra são mesmo os desenhos de Fábio Cobiaco, experiente ilustrador de São Vicente/SP, que desenvolve um estilo incomum de alto contraste impressionista que dá ao trabalho um volume artístico raro.
A história conta sobre como a absoluta dependência da humanidade pelos equipamentos eletrônicos levou à criação de Vishnu, uma onipresente inteligência artificial que domina a sociedade do futuro em uma espécie de tirania benevolente. Enquanto vários grupos se revezam em pequenas e inócuas revoluções, dois intelectuais travam uma batalha de bastidores pelo controle do mundo.
Diz o texto de divulgação: "Misto de thriller e ficção-científica, V.I.S.H.N.U. conta a história destes dois gênios em conflito, enquanto guerrilhas luditas, jornalistas, hackers, políticos e grupos religiosos tentam tomar o controle da situação. Tocando em questões atuais da ciência, o livro percorre continentes numa aventura que traz à tona um estranho e perigoso caminho que nossos avanços podem tomar."
V.I.S.H.N.U. tem 224 páginas e custa R$55,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário