quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Quadrinhos do fim do mundo

A editora Autêntica, através de seu selo de quadrinhos Nemo, investiu no lançamento de uma leva de novos títulos, entre eles alguns que chamam a atenção dos leitores de ficção científica.
O mais expressivo deles é o álbum Animal’Z (104 páginas), drama existencial de autoria de Enki Bilal, com um trabalho de arte diferenciado, todo produzido em lápis pastel sobre papel tonalizado, num resultado expressivo e dramático bem ao gosto desse conhecido artista europeu. A história conta como alguns sobreviventes a um desastre ecológico que se abateu sobre a Terra tentam chegar a uma região segura vencendo os perigos de um mundo dominado pelo gelo e pela selvageria, em que a fronteira entre homens e animais não mais existe. O estilo narrativo pós-moderno típico do autor se impõe, com personagens perturbados, cenas descosturadas e quase nenhuma contextualização, que o leitor terá de construir por sua própria conta.
Hip Flask: Seleção natural (48 páginas), de Richard Starkings, Ladrönn e John Casey, tem um cenário pós-humano similar ao de Animal'Z, mas com um enfoque bem menos filosófico. Um empresário tão poderoso quanto inescrupuloso, investe todos os seus recursos na criação de uma raça híbrida de humanos e animais, que ele pretende seja um novo tipo de força escrava particular. Marcadas a fogo, as quimeras são treinadas desde o nascimento para serem fortes, obedientes e implacáveis. Mas algo dá errado: a empresa desmorona e há um violento combate no qual muitas quimeras são mortas, e as sobreviventes são integradas à sociedade. Salta aos olhos o meticuloso trabalho de arte, com cores de efeito tridimensional que remetem à pintura do mestre italiano Tanino Liberatore, obtido em Ranxerox a partir de canetas hidrográficas. A história, contudo, soa como uma introdução a qual se deveria somar algum enredo, o que deve acontecer numa sequência oportuna.
Finalmente, As férias do Major (72 páginas) é o quinto e último volume da Coleção Moebius, uma coletânea de histórias curtas do saudosos mestre dos quadrinhos, falecido em 2012. Entre os trabalhos está a clássica hq “Escala em Pharagonescia”, que o autor produziu quadro a quadro, sem roteiro prévio, conforme a criatividade do momento. A Coleção Moebius, da Nemo, conta ainda com os álbuns A Garagem Hermética, O homem é bom?, Absoluten Calfeutrail & Outras Histórias, e Arzach.
Todos os álbuns têm apresentação de luxo, com capa dura e grande formato, peças de interesse para os colecionadores e uma verdadeira festa para os sentidos de qualquer leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário