domingo, 7 de abril de 2013

Megalon 20

Já é possível baixar a edição 20 do histórico fanzine de ficção científica e horror Megalon, editado por Marcello Simão Branco e Renato Rosatti, publicado originalmente em março/abril 1992 e agora digitalizado em formato pdf.
A capa traz uma ilustração de R. S. Causo ilustrando o próprio conto "Capacetes azuis, verdes e amarelos", e também apresenta contos de Decio One, Luiz Zatar e Cesar Silva (um dos meus favoritos). Outro destaque da edição é uma homenagem a Isaac Asimov, autor norte americano que havia falecido há poucas semanas, com artigos assinados por R. C. Nascimento e Marcello Simão Branco. Também colaboram Paolo Fabrizio Pugno, Gilberto Schoereder, Jorge Luiz Calife, Miguel Carqueija, Orson Scott Card e o argentino Horácio Moreno, com um instantâneo da fc literária em seu País.
A edição ainda divulga o resultado do primeiro Prêmio Tapìrài, promovido pelo fanzine e identificando, na opinião de seus leitores, os melhores amadores de 1991. "Tocar os anjos", de Roberto de Sousa Causo, venceu a categoria Melhor Conto, Roberto Schima levou o prêmio de Melhor Ilustrador, Marcello Simão Branco, o de Melhor Editor (barbada!) e Gilberto Schoereder o de Melhor Resenhista. O artigo revela detalhes da votação e faz uma análise profunda dos resultados, relacionando todos os indicados, a quantidade de votos que cada um recebeu e os critérios usados para definir as classificações, um estudo valioso que faz falta nos prêmios recentes do fandom brasileiro.
Megalon 20 tem 58 páginas e pode ser baixado gratuitamente aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário