sábado, 18 de maio de 2013

Ditadura do prazer

Recebi o recém-lançado livro Ditadura do prazer: Sobre ficção científica e Utopia, do pesquisador acadêmico Ramiro Giroldo, uma expansão do seu trabalho de mestrado "A ditadura do prazer: ficção científica e literatura utópica em Amorquia, de André Carneiro", defendida em 2008.
Este novo ensaio avança para além do estudo de um único livro e faz um levantamento da utopia como tema recorrente e tradicional na ficção científica, com citações a diversos autores da fc estrangeira e nacional, em especial os trabalhos de André Carneiro.
O livro é dividido em 3 partes principais: "Sobre ficção científica", "Sobre utopia" e "A ditadura do prazer", nos quais são tratadas questões historiográficas, críticas e conceituais sobre a utopia e sua nêmesis, a distopia. Um estudo raro e interessante que merece ser lido com atenção por todo aquele que tem interesse no tema como pesquisador e, especialmente, como autor.
O livro tem 108 páginas e é uma edição da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, onde Giroldo é docente e realiza suas pesquisas. Altamente recomendado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário