quinta-feira, 13 de junho de 2013

Nemo para crianças

Ainda que o foco principal da Editora Nemo seja o quadrinho sofisticado, em edições de luxo, o editor Willington Srbek tem se esforçado em ampliar o espectro de propostas publicando trabalhos voltados ao público infantil. Este é o caso dos álbuns Força Animal e Monstros e heróis.
Força Animal investe num grupo de super-heróis adolescentes, criação do próprio Srbek com os competentes desenhos de Kris Zullo, frequente colaborador da revista Recreio. O álbum narra a origem do grupo, formado por jovens atletas que são convocados pela mística Árvore da Vida para enfrentar o Lorde Decano, vilão que usa criaturas constituídas a partir da poluição humana para dominar a natureza. A história é simples e não vai muito além da distribuição dos poderes aos personagens. O líder Jonathan recebe o amuleto Jaguaruna, que lhe confere supervelocidade e camuflagem; Helena recebe o amuleto Harpia, com os poderes de voar e lançar raios; Tales recebe o amuleto Tatu, que lhe dá garras afiadas e uma couraça invulnerável, e Arthur, o mais jovem do grupo, recebe o amuleto Aruanã, podendo nadar como um peixe e manipular a água. Não se explica muito bem o que vêm a ser a Árvore da Vida e quais as motivações de Lorde Decano, o que torna a história um tanto banal e previsível.
Monstros e heróis faz parte da coleção Mitos Recriados em Quadrinhos, que já conta com quatro volumes publicados: Ciranda Coraci (sobre mitologia indígena brasileira), O senhor das histórias (mitologia africana) e Das areias do tempo (mitologia egípcia). Monstros e heróis inspira-se em mitos gregos muito conhecidos, como a luta de Hércules contra a Hidra de Lerna, de Ulisses contra o Cíclope, de Belerofonte contra a Quimera e Édipo contra a Esfinge, que são relatados por um senhor idoso à um jovenzinho apaixonado por histórias de super-heróis. O roteiro também é assinado por Srbek, com desenhos do cartunista Will, que ilustra todos os demais volumes da coleção.
Tanto Força animal como Monstros e heróis têm as mesmas características editorais, com apresentação luxuosa, 24 páginas em cores impressas em papel brilhante de alta gramatura e capas em cartão plastificadas. A ampliação exagerada das ilustrações sugere que as histórias talvez tenham sido originalmente planejadas para compor uma publicação de formato bem menor. Ampliadas para seguir o padrão dos demais álbuns da editora, ficaram deselegantes, ressaltando deficiências que passariam despercebidas no formato reduzido.
O custo de R$14,90 para Força animal e de R$19,00 para Monstros e heróis são mais acessíveis se comparados às demais publicações da editora, mas ainda parece um custo salgado para o leitor infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário