terça-feira, 10 de setembro de 2013

Megalon 30

Originalmente publicado em maio de 1994, o 30º número do fanzine de ficção científica e horror Megalon, editado por Marcello Simão Branco, está novamente disponível, agora no formato virtual, que pode ser baixado aqui.
A edição vem com 32 páginas, com um conto do norte americano David W. Hill, a segunda parte do folhetim de fc de Miguel Carqueija, uma hq com roteiro do saudoso Oscar Kern, com desenhos de Cerito, artigos assinados por Roberto de Sousa Causo e Gerson Lodi-Ribeiro, e resenhas de livros americanos por Orson Scott Card. A leitura em perspectiva histórica da entrevista com o editor-fã Ivo Luiz Heinz, repleta de comentários ácidos sobre as instituições do fandom a época, tem hoje um sabor especial. Se é melhor ou pior, fica por conta do leitor.
A edição ainda comenta o resultado do Prêmio Tapìrài 1994 para os melhores no ambiente amador, apurado através de consulta entre os leitores do Megalon. "O planeta vermelho", de Carlos Orsi, foi apontado como melhor ficção curta; Gerson Lodi-Ribeiro levou o certificado de melhor não-ficção, Renato Rosatti o de melhor editor e Roberto Schima o de melhor ilustrador. Mais interessante que os resultados, contudo, são as relações completas dos indicados e os votos que receberam, bem como as análises do editor. A capa traz uma ilustração de R.S. Causo inspirada no livro Linha terminal, de Jorge Luiz Calife.
Como já se tornou habitual, o editor disponibilizou também um arquivo bônus, com um raro texto de Rubens Teixeira Scavone (1925-2007), base de uma palestra do autor durante um encontro de fãs naquele ano, além dos certificados do Prêmio Tapìrài 1994. Confira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário