sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Megalon 33

Já pode ser baixada gratuitamente, aqui, a versão digital do número 33 do fanzine de ficção científica e horror Megalon, publicado originalmente em novembro/dezembro de 1994.
Trata-se de mais uma edição especial, comemorativa dos seis anos de publicação do periódico. Dessa vez, o editor Marcello Simão Branco preparou uma antologia de 54 páginas com artigos e ensaios sobre ficção fantástica. O tema mais privilegiado foi a literatura de ficção científica, mas o horror e os quadrinhos também foram lembrados: "Uma rota brasileira para a fc", por Roberto de Sousa Causo, "A ficção curta de Harry Turtledove", por Gerson Lodi-Ribeiro, "Fc made in Brazil", por Braulio Tavares, "Os contistas clássicos do horror", por Anna Creuza Zacharias, "A fc e as viagens no tempo", por Jorge Luiz Calife, " O positivismo na fc brasileira", por Fabio Fernandes, "Fc nas hqs de super-heróis", por Cesar Silva, "A nova Geração GRD", por Jeremias Moranu, e " Dinossauromania na fc brasileira", pelo próprio editor.
A edição também publica o quinto capítulo do folhetim de fc "Neblina e a ninja", de Miguel Carqueija, e muitas ilustrações, uma praxe do fanzine. A capa traz uma ilustração do norte americano Steven Fox.
Apesar de ser material produzido há quase duas décadas, é sempre interessante ler ensaios antigos e comparar suas preocupações com as que correm pelo fandom nos nossos dias. Uma verdadeira viagem no tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário