sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Temos que pegar!

Ainda que não seja o gênero mais querido pelas editoras comerciais, a ficção científica conta com muitos adeptos, que têm dado vazão a seus escritos através da grande rede, de forma gratuita, a quem quiser ler. E não são coisas a se desprezar.
O experiente Miguel Carqueija disponibilizou no portal Recanto das Letras o ebook Histórias de mulheres, uma antologia com três contos fantásticos cuja característica comum é terem, como protagonistas, mulheres fortes e destemidas. O prefácio é assinado pela escritora Regina Madeira e o arquivo é apresentado em formato de texto.
Já o portal Entretextos foi escolhido por Ronald Rahal para tornar público o arquivo de texto Linha temporal alternativa do moinho e o tempo, que faz uma releitura de um conto original de Miguel Carqueija.
O escritor Goulart Gomes também disponibilizou gratuitamente, um arquivo pdf de seu primeiro livro de fc, Deixando de existir, publicado em 2009.

E finalmente, mas não menos importante, o trabalho mais ousado desta pequena lista, a antologia Universo desconstruído: Ficção científica feminista, organizada por Aline Valek e Lady Sybylla, com um conjunto de dez textos que discutem a questão feminista, a homofobia e o racismo pelo prisma da ficção científica. Participam do livro os escritores Ben Hazrael, Camila Mateus, Leandro Leite, Gabriela Ventura, Lyra Libero, Thabata Borine, Alex Luna e Dana Martins, além das próprias organizadoras. O livro está disponível em vários formatos digitais e também pode ser obtido no formato real, em papel, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário