quinta-feira, 15 de maio de 2014

Megalon 44

Está disponível para download gratuito, aqui, o número 44 do histórico fanzine de ficção científica e horror Megalon, editado por Marcello Simão Branco e originalmente lançado em maio de 1997.
A edição, que traz na capa uma ilustração colorida de José Carlos Neves, tem 40 páginas e, no editorial, exorta os fãs de fc a pesquisarem e escreverem a história do gênero no Brasil. Curioso é que esse processo, que já era feito em pequena escala por alguns pesquisadores do fandom, como Braulio Tavares, Libby Ginway e Roberto de Sousa Causo, acabou sendo abraçado pelo próprio editor que, junto comigo, iniciaríamos em 2004 um estudo minucioso no Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica, projeto que em seu início incomodou muita gente que acusou a publicação de 'reescrever' a história. O projeto foi adiante e gosto de acreditar que a iniciativa motivou outros pesquisadores a realizarem seus próprios estudos, alterando significativamente o cenário que hoje descortinamos sobre a história de fc&f no País.
Mas isso é só  começo. A edição também traz ficção de Gerson Lodi-Ribeiro, artigo sobre os vinte anos de Star Wars, depoimentos de Gumercindo Rocha Dorea e Rui Guerra sobre José Sanz (falecido em 1987), reportagem sobre a III HorrorCon, mais um artigo da série "Terras Alternativas", entrevista com o escritor Carlos Orsi, além do noticiário do fandom e divulgação de publicações. Completa a edição, um valioso artigo comentando o resultado do Prêmio Nova 1996, que é um documento utilíssimo para mapear a produção nacional de fc&f naquele ano.
O editor também disponibilizou gratuitamente um arquivo-bônus com alguns raros documentos da época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário