sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Megalon 49

Está novamente disponível, agora no formato digital, a edição 49 do saudoso fanzine de ficção científica e horror Megalon, publicado originalmente em junho de 1998 por Marcello Simão Branco.
E esta é uma edição de significado histórico particular. A começar pelos ótimos contos publicados, assinados por Roberto de Sousa Causo, Adriana Simon e José dos Santos Fernandes, especialmente este último, uma peça de rara qualidade que está entre os melhores textos já escritos na fc&f brasileira. E como se não bastasse, um interessante e produtivo debate, ainda hoje relevante, entre Lucio Manfredi e Ivan Carlos Regina, repercutindo uma discussão maior que envolveu boa parte do fandom na época, sobre as propostas e perspectivas do "Manifesto Supernova", também conhecido como Movimento Antropofágico da Ficção Científica Brasileira. Tão relevante que o assunto está na pauta de uma palestra que o escritor americano radicado no Brasil, Kristopher Kastensmidt, fará sobre o indianismo na fantasia brasileira, a ser proferida na Loncon 3, a 72ª World Science Fiction Convention.
Mas não é só. Também há artigos sobre a IV HorrorCon, H. P. Lovecraft, ficção alternativa, resenhas, notícias e divulgação de eventos e publicações da época. A capa traz uma ilustração de Cerito, inspirada no conto de Fernandes comentado acima.
O Megalon 49 pode ser baixado gratuitamente aqui, assim como um arquivo bônus disponibilizado pelo editor, com documentos de época sobre o projeto Intempol, mundo compartilhado criado por Octávio Aragão que atraiu muitos seguidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário