quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Lovecraft em quadrinhos

H. P. Lovecraft (1890-1937) tornou-se, ao longo dos últimos trinta anos, um dos autores literários mais adaptados para os quadrinhos, concorrendo em prestígio com Egar Allan Poe e Ray Bradbury.
O cão de caça e outras histórias, publicação de 176 páginas em intenso preto e branco, pode ser encontrada agora nas bancas sob edição da JBC, com ótimas adaptações de três histórias clássicas do mestre do horror, com roteiro e desenhos do mangaka Gou Tanabe.
Em "O templo" ("The temple"), num raro cenário de guerra na obra de Lovecraft, o último sobrevivente a bordo de um submarino alemão naufragado se vê diante dos portões e escadarias de uma cidade perdida nas profundezas do mar. "O cão de caça" ("The hound", também traduzido no Brasil como "O sabujo"), conta a história de dois amigos em busca de emoções bizarras que, ao encontrar um raro artefato numa sepultura, são amaldiçoados para sempre. "A cidade sem nome"  ("The nameless city") fecha a edição, com o relato de um explorador que encontra sob as areias do deserto uma necrópole com túmulos de uma antiga civilização, que ainda mantém em seu interior segredos terríveis.
Tanabe, que tem em seu currículo as séries Kasane, Mr. Nobody e The outsider, é senhor de um traço acadêmico realista que combina perfeitamente com o estilo das histórias tenebrosas de Lovecraft, em nada lembrando as caricaturas dos mangás mais populares.
Há notícias que Tanabe está produzindo uma adaptação da novela "Uma cor caída do céu" ("The colour out of space"), uma das mais aterrorizantes histórias de Lovecraft. Tomara que a JBC traga ao Brasil este e outros trabalhos do artista no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário