terça-feira, 25 de julho de 2017

O guarani

O Barão de Itararé diria que de onde menos se espera é que não sai nada mesmo. Mas, outro velho ditado diz que mesmo um relógio parado está certo duas vezes por dia. Então, temos que registrar este evento importante justamente neste momento em que se discute tão pessimistamente o valor das instituições nacionais.
A Edições do Senado Federal, que em 2013 já havia publicado os valiosos volumes Memórias d'O Tico-Tico e As aventura de Nhô-Quim & Zé Caipora - Os primeiros quadrinhos brasileiros 1969 - 1883, acaba de anunciar a publicação da adaptação em quadrinhos de O guarani, um dos maiores clássicos da literatura brasileira. Mas não se trata de uma adaptação qualquer. Diz o texto de divulgação: "Certamente você sabe que O guarani vai muito além dos acordes que se ouvem na abertura do programa radiofônico A voz do Brasil. Além de inspirar Carlos Gomes na criação da ópera famosa, o romance indianista de José de Alencar já foi adaptado para o cinema e também se transformou em história em quadrinhos. Uma dessas adaptações, a dos quadrinhos, é a que o Senado Federal traz neste mês, impressa em cores e em papel couchê. Publicada originalmente em 1937 no semanário carioca Correio Universal e com ilustrações do pintor e historiador de arte Francisco Acquarone, essa versão de O guarani está novamente disponível".
Assim como as publicações citadas no início desta nota, O guarani pode ser comprado em sua versão impressa na livraria virtual do Senado Federal, mas dá para baixar gratuitamente a versão digital, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário