sábado, 23 de dezembro de 2017

A caverna cristalina

No dia 17 de dezembro de 2017, estive numa pequena feira vegana em São Caetano do Sul e lá conheci a escritora franco-brasileira Christiane de Murville, que promovia livros de sua autoria, entre os quais a série de fantasia científica A caverna cristalina, publicada em 2015 pela editora Chiado. Esse título não foi percebido pela pesquisa do Anuário Brasileiro de Literatura Fantástica quando de seu lançamento, devido a sabida dificuldade em identificar os livros que não chegam ao mercado e cujos autores não fazem parte ativa do fandom, como é o caso. Cristiane é doutora em Psicologia Clínica pela USP e já havia publicado trabalhos acadêmicos, mas esta série foi sua primeira incursão na ficção.
A série é formada por três volumes: Uma aventura no tempo, O desafio do labirinto e Capturados no tempo. todos bastante parrudos (416, 428 e 488 páginas, respectivamente). Conta sobre um grupo de pesquisadores que encontra uma caverna muito especial na Chapada Diamantina e, a partir de lá, espalha-se pelo tempo e pelas dimensões. A história vai além das questões puramente ligadas a tradição da ficção científica e avança sobre a filosofia oriental, a psicologia e outras correntes especulativas, construindo um painel autoral que escapa de uma classificação objetiva. Outro diferencial é que a série também teve edição na França.
Mais informações sobre estes e outros livros da autora podem ser encontrados no saite Livros & Esculturas, bem como podem ser adquiridos no saite da Editora Chiado, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário