sábado, 23 de dezembro de 2017

QI 148

Está circulando o número 148 do fanzine Quadrinhos Independentes-QI, editado por Edgard Guimarães, dedicado ao estudo dos quadrinhos destacando a produção independente e os fanzines brasileiros.
A edição tem 32 páginas e traz os artigos "Lima Barreto em quadrinhos" e "Cromos ou álbuns de figurinhas", ambos de Lio Guerra Borcony, "Robin Hood e seu espírito maçom", de Espedicto Figueiredo, quadrinhos de Luiz Claudio Lopes Faria e do editor, e as colunas "Mantendo contato" (com a primeira parte de uma entrevista com o quadrinhista Fernando Bonini, falecido em 2005), "Fórum" e "Edições independentes" divulgando os lançamentos de fanzines do bimestre. A capa é o destaque da edição, com um aplique em papel azul que, ao ser levantado, conclui um cartum do editor. Há muito tempo não via uma intervenção desse tipo num fanzine e fiquei positivamente surpreso com essa ousadia gráfica.
Junto à edição, os assinantes recebem o fascículo Artigos sobre histórias em quadrinhos 9: A História do Oeste, de Carlos Gonçalves, 12 páginas com um artigo fartamente ilustrado sobre os 50 anos de uma das maiores obras primas dos quadrinhos italianos, a série Storia del Oeste (publicada no Brasil nos anos 1970 pela Ebal na coleção Epopeia Tri), com direito a biografia dos artistas Gino D'Antonio, Sergio Tarquino, Renato Polese, Renzo Galegari, Luis Bermejo Rojo e Giorgio Trevisan, uma homenagem realmente emocionante para o leitor cinquentão.
O QI é distribuído exclusivamente por assinatura e esta edição anuncia a renovação das mesmas para 2018 por apenas R$30,00, que dá direito, além das seis edições do ano, a uma série de brindes maravilhosos que tornam esse valor uma pechincha. Mas para quem não está interessado no fanzine impresso e nos brindes exclusivos, a versão digital do QI 148 estará disponível em breve no saite da editora Marca de Fantasia, aqui. Edições anteriores também estão disponíveis. Mais informações com o editor pelo email edgard.faria.guimaraes@gmail.com.

2 comentários:

  1. Tenho interesse. Especifique com mais detalhes, por gentileza. Histórias em quadrinhos? ??? Grato!

    ResponderExcluir
  2. Maiores informações sobre o QI podem ser sanadas diretamente com o editor, Edgard Guimarães, no email informado no texto. Mas se você puder externar suas dúvidas mais objetivamente, talvez eu possa ajudar. Abs.

    ResponderExcluir